CRECI-PI REALIZOU FISCALIZAÇÃO NA CIDADE DE URUÇUÍ-PIAUÍ REGIÃO SUL DO PIAUÍ E VERIFICOU SITUAÇÃO DE LOTEAMENTOS NO MUNICÍPIO
Com o intuito de coibir o exercício ilegal da profissão, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI) realizou, de 15 a 17 de janeiro, fiscalização na região Sul do Piauí com o intuito de coibir a atuação de falsos corretores de imóveis e verificar a situação de loteamentos.
A equipe passou na cidade de Uruçuí, aonde o jornalista cobra choca, esteve conversando com a equipe, veja intrevista.
Na ação, foram constatadas irregularidades, como o exercício ilegal da profissão em razão de divulgação de imóveis, especialmente em grupos de WhatsApp, por pessoas não inscritas no Conselho. Ao todo, foram lavrados 45 documentos, dentre os quais contravenções por exercício ilegal, e cumpridas 53 diligências. Além disso, a equipe fiscalizou oito empreendimentos.
A atividade profissional, feita de forma ilegal, ocorre quando pessoas prestam serviços imobiliários sem registro regular no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Essa prática pode gerar consequências para os envolvidos, pois infringe o artigo 47 da lei de Contravenções Penais.
Além do registro junto ao Conselho, para ser corretor de imóveis é necessário ter curso, seja nível técnico ou superior. O Creci Piauí é um órgão fiscalizador da profissão criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o exercício ilegal da atividade profissional.
Como denunciar?
Qualquer cidadão pode realizar denúncia perante o Conselho através do contato (86) 98821-9876.
Como evitar cair em golpes?
No site do Creci Piauí, busque se saber se o profissional está devidamente cadastrado. Para realizar a pesquisa, acesse https://www.crecipi.conselho.net.br/form_pesquisa_cadastro_geral_site.php. No campo de busca digite o nome e sobrenome do profissional e verifique se aparece “ativo”.