PIAUÍPOLITICA

NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA 22/08/23, ITAUEIRA-PI, RECEBEU TREINAMENTO SOBRE FLUXO NO ATENDIMENTO A VÍTIMAS DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

Itaueira-PI recebe treinamento sobre Fluxo no Atendimento a Vítimas do Trabalho Escravo Contemporâneo

Nesta terça-feira, 22/08/2023, mais de 30 profissionais da Assistência Social e representantes das Organizações da Sociedade Civil participaram do lançamento do Programa Trabalhador Resgatado ao Trabalho Digno em Itaueira-PI e receberam formações de como procederem no Fluxo de Atendimento a Vítimas do Trabalho Escravo Contemporâneo.

Segundo a Coordenadora de Apoio a Pessoas Resgatadas da SASC, Ana Cristina Martins, o treinamento é o ponto inicial para que os trabalhadores migrantes ou mesmo aliciados nos municípios possam ter assistência e direcionamento das políticas públicas onde residem.

“A maioria dos trabalhadores resgatados vêm de uma situação de reincidência em condições análogas à escravidão e descrentes de que possam encontrar trabalho decente onde vivem”, esclarece sobre como a rede socioassistencial pode atuar.
Itaueira-PI se encontra na Lista Suja com um empregador em fazenda de eucalipto e hoje, a atividade que mais alicia os trabalhadores é na atividade de pedreiras.

Houve a participação de Prefeitura, de vereadores, Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente, bem de profissionais dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social, Sindicato de Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares.

De onde surgiram questionamentos sobre a política para Juventude do município, a regularização das pedreiras em contratações de trabalho e criação de Cooperativas para Trabalhadores Resgatados na cidade de Itaueira-PI para gerar renda e trabalho.

Segundo o procurador-regional do Ministério Público do Trabalho-PI Edno Moura, a viabilidade de inserir trabalhadores resgatados em cooperativas e chamou atenção para as políticas públicas municipais serem destinadas a estes trabalhadores.
“É preciso que haja esforços municipais que atendam esses trabalhadores de modo que sejam inseridos nas políticas públicas do município “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *